Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
UM GENETICISTA QUE ADORA COZINHAR! E DIZEM QUE SAI BOM.....O QUE A AMIZADE NÃO FAZ.............

VISITAS NA SEMANA

domingo, 10 de abril de 2011

BATATA ROSTIE ESPECIAL

Batata rostie é muito bom. Acompanha bem qualquer grelhado e, se for o caso, faz as vezes de prato principal feliz da vida. Fazemos uma bem simples, mas que agrada em cheio.

500g de batata ralada grosso
100g bacon em cubos
200g de queijo emmenthal ou gruyére

Branqueie a batata ralada por 3 minutos em uma panela com água fervente (coloco sal e pimenta do reino moída na água). Escorra e reserve. Frite o bacon em uma frigideira média (que será usada para fazer a batata), mexendo sempre para não grudar. Escorra o excesso de gordura e misture ao queijo e a batata. Não lave a frigideira, vc ainda vai usar!. Corrija o sal da massa de batata e tempere à gosto (pode apimentar, colocar cheiro verde picado ou simplesmente deixar como está).
Aqueça bem a frigideira (com a gordura da fritura do bacon) e coloque o equivalente a concha cheia da massa de batata para fritar. Comprima com uma espátula, espalhando de forma a ocupar todo o fundo da frigideira. ´Deixe em fogo alto por uns 3 minutos, descolando as bordas com a espátula. Ao secar a batata, descole até o centro, girando a frigideira. Aíi vem o grande momento. depois que estiver solta, sacuda e jogue para o alto, recuperando do lado inverso. Várias serão perdidas até chegar a esse estágio, mas vale a pena! Se não quiser tentar, use um prato ou outra frigideira para virar. Frite do outro lado até ficar dourada.
Fica maravilhosa!
Querendo fazer com recheio, a base é a mesma, mas você deve montar a rostie antes de fritar. Uma camada de batata, o recheio e cubra com mais massa de batata. Leve ao fogo e frite um lado, soltando com a espátula para não grudar. Após estar bem frita, vire encaixando em outra frigideira do mesmo tamanho ou girando sobre um prato. Frite do outro lado e sirva!
As simples são quando a pressa é grande (acompanha bem uma carninha com molho de vinho). E dá pra substituir o queijo por 1/2 pote de requeijão!
As recheadas são para dias sem pressa, com um recheio especial. A the best é carne seca desfiada com cebola.

Um comentário:

Anônimo disse...

faço com cheddar e bacon e fica gostosa