Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
UM GENETICISTA QUE ADORA COZINHAR! E DIZEM QUE SAI BOM.....O QUE A AMIZADE NÃO FAZ.............

VISITAS NA SEMANA

quinta-feira, 4 de julho de 2013

RISOTO DE CAMARÃO

Um bom risoto começa pelo arroz. TEM que ser arbóreo. Uso diversos, é sempre bom provar novas marcas. Esse último foi o San Frediano, que se mostrou bem justo na relação custo-benefício.




Mas vamos ao risoto......

700g camarões limpos
200g camarões sem cabeça (mas com casca)
300g arroz arbóreo
4 dentes de alho picados
500mL creme de leite fresco
150g parmesão ralado na hora
pimenta do reino e noz moscada moídas na hora
azeite de oliva
azeite de dendê
1/2 cebola triturada no processador
1/2 copo de vinho branco seco


Lave bem os camarões e tempere com pimenta do reino, noz moscada e sal. coloque metade do alho picado e o vinho branco e deixe por 1h. Aqueça 1 colher de sopa de azeite de dende + 2 colheres de sopa de azeite de oliva em uma panela e frite os camarões por 2 minutos, mexendo sempre. Faça isso em pequenas partes para que não solte muito líquido na fritura e termine cozinhando. Para 700g sugiro quatro ou cinco levas. Reserve o líquido que é liberado pelos camarões e renove os azeites entre cada leva. Encerre com 5 minutos de fritura para os camarões com casca.
Refogue a cebola e o alho restante em um fio de azeite até ficar dourado e frite o arroz por 2 minutos mexendo sempre. Adicione 500mL de água quente e o líquido liberado na fritura dos camarões, deixe levantar fervura e cozinhe por 10 minutos em fogo baixo, mexendo algumas vezes.
Aqui você pode parar e somente terminar o prato quando for servir. Se for parar recomendo que resfrie a panela para que o cozimento não continue e seu prato vire uma papa. Para resfriar a panela basta colocá-la em uma outra panela maior contendo água fria ou em uma travessa com pedras de gelo.
Para finalizar o prato, aqueça uma wok e coloque o arroz pré-cozido. Adicione os camarões, o queijo parmesão e o creme de leite. Mantenha em fogo baixo, mexendo sempre, até que o queijo derreta. Decore com os camarões com casca e sirva.



Fica delicioso!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

INVEJA..........e eu comendo um feijao com arroz de ontem.