Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
UM GENETICISTA QUE ADORA COZINHAR! E DIZEM QUE SAI BOM.....O QUE A AMIZADE NÃO FAZ.............

VISITAS NA SEMANA

domingo, 7 de junho de 2009

DIA DE BOLINHO...DE FEIJÃO


Ontem fomos eu e Patricia a um determinado restaurante provar bolinhos de feijoada. Bom, para não me estender, nota 6,5. Mas concluímos que o potencial da idéia era 10! Logicamente hoje tivemos bolinhos de feijoada em casa. Parece difícil, mas não é. Como disse a Patrícia "o segredo da massa é dar ponto de brigadeiro". Então vamos lá:
para o feijão - 250g de carnes de feijão dessalgadas (costela, carne seca, lombo, etc....); 500g de feijáo preto; 1 cebola pequena picada; 2 dentes de alho picados; cheiro verde e uma folha de louro.
para a couve mineira - um maço de couve em tiras finas (o mais fino possível), 2 dentes de alho, 1 cebola pequena, cheiro verde e 100g de bacon em cubos pequenos.
para os bolinhos - 1/2 xicara de farinha de mandioca e 1 xícara de farinha de rosca.
Em uma panela de pressão, refogue a cebola e o alho, adicione as carnes, o feijão, o cheiro verde e a folha de louro, em 1L de água. Mantenha em fogo alto até começar a ferver, passe a fogo médio e cozinhe por 45min (até o feijão ficar bem macio). Deixe esfriar.
Bata a cebola, o cheiro verde e o alho em um processador ate formar uma pasta. Em uma panela larga frite o bacon e refogue a metade da pasta obtida, adicionando a seguir a couve picada com sal a gosto. misture bem, mantenha em fogo baixo por 5 min, abafe e reserve.
Coloque os grãos de feijão com muito pouco caldo em um liquidificador e bata até obter uma pasta consistente e homogênea. Refogue a outra metade da pasta de tempero até dourar, adicionando a seguir a massa de feijão. Mantenha em fogo baixo e acrescente vagarosamente, sem parar de mexer, a farinha de mandioca. Mantenha em fogo baixo até soltar da panela (ponto de brigadeiro). Espere esfriar.
Uma colher de sopa cheia de massa é suficiente para cada bolinho. Abra uma colher de sopa da massa sobre um pedaço de papel alumínio untado com óleo, recheie com uma colher de sobremesa de couve mineira e feche o bolinho, dando a forma que achar mais conveniente. eu prefiro arredondado (foto). Passe para a farinha de rosca e cubra-o completamente, reservando em um prato. Após preparar os bolinhos (esta receita dá uns 12 a 15 bolinhos), frite-os cobertos em óleo bem quente por 10 segundos, para não queimar a farinha de rosca. Deixe secar e sirva com a couve, uma farofinha, uma cerveja bem gelada, uma boa cachaça........................... Bom apetite!!!!!!!! Já ia esquecendo.....o caldo do feijão é perfeito para um caldinho simples. É só desfiar as carnes e servir com um pouquinho de pimenta. O domingo ficou perfeito assim, só faltou mesmo a praia!

2 comentários:

PATRICIA disse...

Esse bolinho fica MARAVILHOSO....
Para mim o segredo está no tempero do feijão que vai gerar a massa , além do tempero da couve, que recheará o bolinho. A couve, se estiver bem temperada com alho e um bacon bem crocante...faz a diferença...
Deve ficar muito bom o bolinho recheado com uma carne seca bem sequinha e temperada...
aproveitem bastante!!!! e se deliciem....

DICAS DE MODA PARA GORDINHAS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.