Um lugar para falar de comida. E comer! Mande suas receitas com foto para cozinhadomarcelo@gmail.com. E não deixe de dar sua nota para as receitas.
Quem sou eu
- Marcelo Aguiar Costa Lima
- Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- UM GENETICISTA QUE ADORA COZINHAR! E DIZEM QUE SAI BOM.....O QUE A AMIZADE NÃO FAZ.............
VISITAS NA SEMANA
sábado, 27 de junho de 2009
ANTES DA DIETA
SEMANA DA DIETA
quarta-feira, 24 de junho de 2009
CUCA DE BANANA COM CHOCOLATE DA MANA
Pelo visto a mana está inspirada!
Lá vai..............
Essa é a cuca de banana com chocolate, experimente:
Ingredientes:
6 bananas d”agua
1 tablete de margarina
2 xicaras de farinha de trigo
1 ½ xícara de açúcar]
2 colheres de sopa de canela em pó
4 ovos
1 colher de fermento
Modo de fazer:
Misture os ingredientes secos,derreta a margarina e bata em neve a clara e acrescente as gemas, depois alterne as camadas na forma untada e leve ao fogo por 40 minutos.Depois de pronta espete barrinhas de chocolate ao leite e deixe derreter.
EMPADÃO ESPECIAL DO IGOR
Estava pensando... que tal você colocar a receita do meu empadão de camarão com catupiry no seu blog? [nota da redação - ela esqueceu o catupiry na receita]
Fiz um hoje e está realmente divino. Ai vai a receita!
Massa:
2 tabletes de claybon e 3 xicaras de farinha de trigo
Recheio:
1K camarão cinza
1 tomate
1cebola
1 pimentao
1 molho de coentro
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 colher de sopa de maizena
Modo de fazer
Massa:
misture os 2 ingredientes ate formar uma massa homogênea
Recheio:
Refogue tomate, cebola, pimentão e coentro no azeite, quando os ingredientes estiverem refogados acrescente o extrato de tomate e os camarões, misturando rapidamente a maizena e desligando o fogo.
Para montar o empadão coloque a massa bem esticadinha, depois o recheio [AQUI ENTRA O CATUPIRY - ESPALHE SOBRE O CREME DE CAMARÃO] e cubra novamente com a massa. Não deixe de pincelar 1 gema no final para dar a aparência brilhante.
Bom apetite!
quinta-feira, 18 de junho de 2009
E A PROLE ATACA.............
100g de margarina
1/2 xícara de açucar
1/2 xícara de farinha de trigo
3 ovos inteiros
2 gemas
Para a cobertura:
2 colheres de sopa de geléia de damasco
1/2 xícara de licor de whisky
1 colher de chá de maisena
1/4 xícara de água
domingo, 14 de junho de 2009
BAIÃO DE DEZ
Como não tinhamos feijão-de-corda, foi com mulatinho mesmo.
500g de feijão mulatinho
250g de carnes de feijão dessalgadas
1 cebola grande
6 dentes de alho
coentro
2 folhas de louro
3 xícaras de chá de arroz branco
200g de queijo coalho
Bata no processador a cebola com o alho e o coentro. Refogue parte desta pasta na panela de pressão e adicione o feijão, as carnes e as folhas de louro, colocando 2L de água. Cozinhe na pressão por 40 minutos e deixe esfriar.
Em uma caçarola, refogue o restante da pasta e adicione o arroz. Frite por 2 minutos, mexendo sempre e cubra com o caldo do feijão. Cozinhe por 10 minutos em fogo baixo e abafe.
Separe os caroços do feijão e as carnes. Adicione 3 xícaras de chá de caroços de feijão ao arroz pré cozido, 2 xícaras de caldo do feijão (quente) e cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo, mexendo para não grudar no fundo da panela. Corte o queijo coalho em cubos pequenos e misture ao baião. Mantenha por 5 minutos em fogo baixo, mexendo sempre. Misture cheiro verde picado e sirva imediatamente.
Para aproveitar, bata os caroços de feijão que sobraram em um processador e misture, com as carnes desfiadas, ao restante de caldo. Fica um caldinho de feijão mulatinho show de bola, perfeito para dar início aos trabalhos!
A cervejinha gelada não pode faltar para acompanhar.
Bom apetite, de novo!
COSTELA COM AGRIÃO E BATATA.......TDB!!!!!
Vamos lá. Essa foi para 10 pessoas, e o pessoal estava com fome hehehehehehehe.
Ingredientes:
3Kg de costela de boi
1Kg de linguiça calabresa
1Kg de batata (médias)
6 maços de agrião
1 cebola grande
200mL de vinho tinto
alho, sal e pimenta do reino
Remova o excesso de gordura da costela e tempere com alho, sal, pimenta do reino ainda inteira. Coloque em uma forma retangular, banhe com o vinho e deixe repousando por 2 horas (no mínimo - eu deixo de um dia para o outro).
Triture a cebola com o alho e a pimenta do reino e refogue em um fio de azeite na panela de pressão. Corte a costela e coloque na panela com 3 copos de água, cozinhando na pressão por 45 minutos, em fogo baixo. Após esfriar, retire as carnes e coloque em uma assadeira. Disponha o caldo em um pote plastico e coloque na geladeira (a gordura irá solidificar na superfície, podendo - e devendo - ser completamente removida). Na mesma panela, coloque as batatas descascadas inteiras, a calabresa cortada em metades e um copo de água. Cozinhe por 15 minutos na pressão, em fogo baixo.
Cubra o fundo de uma panela grande com o agrião lavado e cubra com as batatas, a calabresa e as carnes. Adicione o caldo sem gordura e cozinhe por 10 minutos, mexendo algumas vezes. Sirva com arroz branco e bom apetite.
A sobremesa foi um pavê de maracujá, sem maracujá hehehehehe.
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 1/2 copo de suco de maracujá
1 caixa de biscoito champagne
100g de chocolate amargo ralado
2 colheres de sopa de maisena
Misture o leite condensado, o creme de leite e 1 copo de suco de maracujá até ficar com consistencia cremosa. Disponha 1 camada de biscoitos em um pirex médio, cubra com o creme de maracujá e polvilhe com chocolate. Repita mais uma camada de biscoito, creme e chocolate.
Dissolva a maizena em 1/2 copo de suco de maracujá e leve ao fogo baixo até cozinhar. Cubra o pavê e coloque na geladeira por 1 hora.
Bom apetite!
sexta-feira, 12 de junho de 2009
FRANGO COM MILHO
domingo, 7 de junho de 2009
PESTO.....DA PESTE......
Desfolhe e lave bem as folhas do manjericão. Bata no processador com os demais ingredientes.
DIA DE BOLINHO...DE FEIJÃO
para o feijão - 250g de carnes de feijão dessalgadas (costela, carne seca, lombo, etc....); 500g de feijáo preto; 1 cebola pequena picada; 2 dentes de alho picados; cheiro verde e uma folha de louro.
para a couve mineira - um maço de couve em tiras finas (o mais fino possível), 2 dentes de alho, 1 cebola pequena, cheiro verde e 100g de bacon em cubos pequenos.
para os bolinhos - 1/2 xicara de farinha de mandioca e 1 xícara de farinha de rosca.
Em uma panela de pressão, refogue a cebola e o alho, adicione as carnes, o feijão, o cheiro verde e a folha de louro, em 1L de água. Mantenha em fogo alto até começar a ferver, passe a fogo médio e cozinhe por 45min (até o feijão ficar bem macio). Deixe esfriar.
Bata a cebola, o cheiro verde e o alho em um processador ate formar uma pasta. Em uma panela larga frite o bacon e refogue a metade da pasta obtida, adicionando a seguir a couve picada com sal a gosto. misture bem, mantenha em fogo baixo por 5 min, abafe e reserve.
Coloque os grãos de feijão com muito pouco caldo em um liquidificador e bata até obter uma pasta consistente e homogênea. Refogue a outra metade da pasta de tempero até dourar, adicionando a seguir a massa de feijão. Mantenha em fogo baixo e acrescente vagarosamente, sem parar de mexer, a farinha de mandioca. Mantenha em fogo baixo até soltar da panela (ponto de brigadeiro). Espere esfriar.
Uma colher de sopa cheia de massa é suficiente para cada bolinho. Abra uma colher de sopa da massa sobre um pedaço de papel alumínio untado com óleo, recheie com uma colher de sobremesa de couve mineira e feche o bolinho, dando a forma que achar mais conveniente. eu prefiro arredondado (foto). Passe para a farinha de rosca e cubra-o completamente, reservando em um prato. Após preparar os bolinhos (esta receita dá uns 12 a 15 bolinhos), frite-os cobertos em óleo bem quente por 10 segundos, para não queimar a farinha de rosca. Deixe secar e sirva com a couve, uma farofinha, uma cerveja bem gelada, uma boa cachaça........................... Bom apetite!!!!!!!! Já ia esquecendo.....o caldo do feijão é perfeito para um caldinho simples. É só desfiar as carnes e servir com um pouquinho de pimenta. O domingo ficou perfeito assim, só faltou mesmo a praia!