Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
UM GENETICISTA QUE ADORA COZINHAR! E DIZEM QUE SAI BOM.....O QUE A AMIZADE NÃO FAZ.............

VISITAS NA SEMANA

domingo, 30 de maio de 2010

LASANHA DE BERINJELA COM RICOTA

Essa é pra lá de light, diet, sei lá..................
2 berinjelas cortadas em rodelas
250g de ricota
cheiro verde picado
manjericão
1 vidro de polpa de tomate
1 cebola ralada
2 dentes de alho picados
50g de mussarela
vinagre
sal à gosto

Misture a ricota com o cheiro verde, coloque sal e reserve. Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite. Assim que dourar, adicione a polpa de tomate, 2 colheres de sopa de vinagre e corrija o sal. Deixe cozinhar em fogo baixo até ebulir. Ferva água com sal para branquear a berinjela, deixando as rodelas por 1 a 2 minutos na água fervendo. Retire com uma espátula e reserve.
Monte a lasanha começando com a polpa de tomate, uma camada de berinjela, uma de ricota. Repita as camadas, colocando folhas de manjericão sobre a camada de berinjelas.

Cubra a camada final de ricota com a mussarela fatiada e asse por 15 minutos em fogo médio. Coloque folhas de manjericão por cima e sirva.

DIA DAS CARNES - PAILLARD COM GORGONZOLA

Outro dia fizemos um dia das carnes aqui em casa. Depois de aprender os cortes no vídeo do Wessel, parti para a prática. Foram 3 cortes: medalhão, chateaubriand e paillard.


(detalhe na foto para a pimenta da Verônica (à direita), que caiu muito bem com o chateaubriand)

O medalhão foi em crosta de mistura de pimentas moída. O chateaubriand foi temperado com vinho tinto e o paillard foi recheado com gorgonzola.

3 paillard bem batidos
150g de gorgonzola em cubos
1/2 cebola ralada
2 dentes de alho picados
sal e pimenta do reino à gosto


Tempere os bifes com sal e pimenta. Coloque um pouco de gorgonzola e feche o bife como um pastel (eu uso o aparato para fechar pastel mesmo). Aqueça bem uma frigideira e adicione um fio de azeite. Ao fumaçar, frite os bifes individualmente por 2 minutos de cada lado. Reserve. 
Na mesma frigideira, refogue a cebola e o alho, coloque 50mL de leite e o restante do gorgonzola. Cozinhe em fogo baixo até o queijo derreter. Coloque os bifes em uma travessa e cubra com o molho de gorgonzola.





SANDUÍCHE ESPECIAL

Adoro mortadela. Para um sandubinha na hora da fome dá de 10 X 0 no presunto e no salame.
3 fatias de mortadela defumada bem finas (a Ceratti é DELICIOSA)
2 pepinos em conserva cortados ao longo do comprimento
pão francês

a foto explica!


FRIOS ESPECIAIS

Uma mesinha de frios às vezes quebra o maior galho. essa ai sai BB (boa e barata), porque comprar pronta está proibitivo $$$$$$.
100g pastrami
100g salame
100g rosbife
100g carne assada

Disponha em uma tábua circular as fatias dobradas e decore com salsa crespa. Sirva com pão australiano, pão de ervas e pão árabe! Uma pastinha de mostarda em grãos acompanha bem.

SALADA DE BATATA

Às vezes dá vontade de comer alguma coisa mais adocicada............
Esta salada de batata resolve bem...........
2 batatas médias cortadas em cubos
1/2 maçã cortada em cubos
cebolinha picada
1 pote de iogurte desnatado
sal a gosto
Cozinhe a batata por 5 minutos em água fervendo com sal. Misture com os demais ingredientes após esfriar.

LASANHA DE NHOQUE À BOLONHESA

Mais uma para a seção reciclagem

Pois é, vida de solteiro não é fácil.......Saudades da minha nega.............

Fiz um nhoque ao sugo muito bom para o jantar. Sobrou (muito). Estava maravilhoso no almoço do outro dia, mas mesmo assim, ainda sobrou. Como era nhoque de batata pronto (parêntese para o nhoque DE CECCO, muito bom), não gosto de congelar porque depois fica papento. Aí aproveitei uma carne moída pronta (sempre deixe uma porção de carne moída pronta congelada, quebra muitos galhos.......) e transformei o nhoque em lasanha. E ficou bom demais.
sobra de nhoque (ao sugo ou bolonhesa)
250g de carne moída pronta
3 tomates (sem pele e semente) picados bem pequeno
150 gramas de presunto fatiado
250 gramas de mussarela fatiada
50g de queijo parmesão ralado

Acresça o tomate picado à carne moída pronta, deixando cozinhar por 15 minutos em fogo baixo. Se precisar, coloque um pouco de água para facilitar o cozimento do tomate.
Monte a lasanha em um pyrex na seguinte ordem: carne moída, nhoque, presunto e mussarela. Repita as camadas finalizando com uma generosa camada de mussarela e cubra com queijo parmesão ralado. Gratine em forno médio por 10 minutos e sirva imediatamente.


PICANHA COM ALHO

Picanha todos adoramos. Esta fica especial.
1 picanha de 1 a 1,5Kg
15 dentes de alho
sal grosso e pimenta
1 copo de vinho branco


Bata no processador o vinho com 5 dentes de alho. Acresça o sal grosso e a pimenta moidos na hora. Fure a picanha, principalmente a parte da gordura, introduzindo 5 dentes de alho remanescentes na peça. Cubra com o tempero e deixe repousando por pelo menos 2 horas.
Aqueça uma panela com tampa de tamanho suficiente para caber a picanha inteira. Após esquentar bem, sele a peça dos 2 lados. Retire a picanha e deixe a panela esquentar por 2 minutos. Coloque os 5 dentes de alho remanescentes e retorne a picanha, fritando por 5-10 minutos. Repita a operação para o outro lado da peça. caso queira bem passada, retire a peça, corte as fatias e retorne à panela.
Com uma farofinha e um vinagrete não tem igual!

OSSOBUCO ASSADO COM BATATA GRATINADA

Patrícia adora ossobuco. Fiz antes dela viajar. Experimentamos desta vez assado, e ficou muito bom.



2 ossobucos de corte alto
1/2 copo de vinho branco
2 dentes de alho picados
1/2 cebola batida no processador
sal e pimenta do reino à gosto

Tempere o ossobuco com o alho, a cebola, o sal e a pimenta. Cubra com vinho e reserve por 1 hora. Aqueça o forno à 200C e coloque o ossobuco embrulhado em papel alumínio. Asse por 1 hora, abra o papel alumínio e deixe mais 10 minutos.
Para acompanhar, batata gratinada e aspargos no vapor



BATATA GRATINADA
3 batatas grandes cortadas em rodela
1 cx de creme de leite
150g de parmesão ralado
2 dentes de alho
sal
Cozinhe a batata em água fervente com sal por 5 minutos. Bata os ingredientes em um processador, reservando uma parte do queijo parmesão. Escorra a batata e disponha em um pyrex. Cubra com a mistura e finalize polvilhando queijo ralado. Cubra com papel alumínio e asse por 10 minutos em forno médio.


sábado, 15 de maio de 2010

COUVE FLOR GRATINADA

Mais uma para as "fáceis e rápidas"
1 pé de couve flor pequena
100g de queijo parmesão ralado na hora
100mL de leite desnatado
3 colheres de sopa de creme de leite
sal e pimenta do reino à gosto

Retire as flores da couve e cozinhe em água fervente com sal por 5 minutos. Misture o leite, o parmesão e o creme de leite, acrescendo uma pitada de sal e de pimenta. Em um pyrex, cubra a couve com a mistura, feche com papel alumínio e asse em forno baixo por 15 minutos.

COSTELA DE CORDEIRO

Pois bem, o Thiago levou um cordeiro para eu provar. Comentei em casa e a única pergunta foi: Trouxe um pouco para mim? Com a negativa da resposta me restou fazer uma costelinha de cordeiro que sempre deixo no freezer para emergências culinárias (um coelho e uma picanha também são essenciais!).
1 costela de cordeiro (cerca de 1,2 Kg)
hortelã picada (para usar no tempero já deixo congelada em pequenos potes - é bom porque vc sempre tem à mão...............)
2 dentes de alho amassados
1 cebola pequena batida no processador com 50mL de vodca
vinha d´alho pronta
geléia de hortelã
pimenta do reino e sal à gosto

Fure a carne com um garfo e tempere com o alho, a cebola processada, a hortelã, a pimenta e o sal. Deixe repousar por 30 minutos (no mínimo - se estiver com pressa rsrsrsrsrs) com o tempero e a vinha d´alho. Forre uma assadeira com papel alumínio e embrulhe a costela. Asse em forno médio por 1 1/2h, abrindo o embrulho nos últimos 15 minutos. Besunte com geléia de hortelã e sirva imediatamente.



Servi com couve flor gratinada e ficou bom